PRIMEIRA EMPRESÁRIA NEGRA ESPECIALIZADA EM CABELO AFRO

Madam C.J Walker

Madam C. J. Walker

Sarah Breedlove nasceu em Louisiana em 1867, filha de dois ex-escravos, ficou órfã com sete anos e então se casou com 14 anos ficando viúva logo depois com uma filha pequena.
Depois disto passou a morar com familiares, arrumou um emprego em uma lavanderia e permaneceu lá por oito anos.
Sua grande preocupação era proporcionar uma boa educação a sua filha por isso ajuntava todo dinheiro que podia e estava sempre buscando por um meio de melhorar de vida.
Naquela época estava sofrendo de uma doença no couro cabeludo que estava fazendo com que caísse todo seu cabelo, ela estava muito envergonhada com sua aparência e por isso tentou usar muitos produtos caseiros que não deram grande resultado.
Uma noite sonhou com um homem que disse o que ela deveria misturar para usar em seu cabelo, ela fez o que tinha sonha e teve ótimos resultados. Então começou a inventar produtos para mulheres negras como xampu vegetal, loção para o crescimento do cabelo e outros, ela também inventou o “pente quente”.
Quando seus produtos passaram a ter uma ótima vendagem, abriu uma escola de embelezamento que se tornou um sucesso e depois uma fábrica para manufaturar sua linha de cosméticos.
Ao se casar com Charles Joseph Walker, mudou seu nome para Madame C. J. Walker sendo a primeira mulher negra a se tornar milionária nos Estados Unidos.

Cuidados necessários com o cabelo afro

Como muitas mulheres de sua época, Madame CJ Walker teve queda de cabelo. Porque a maioria dos americanos naquela época, não tinham água encanada e eletricidade, eles acabavam tomando banho e lavando os cabelos raramente. O resultado foi uma doença no couro cabeludo. Madame C.J Walker experimentou vários remédios caseiros e produtos já existentes no mercado até que ela finalmente desenvolveu seu próprio xampu e uma pomada que continha enxofre, para deixar seu couro cabeludo saudável, obtendo assim um crescimento saudável.

Condicionamento do Couro Cabeludo & Fórmula de Cura

Madame C.J Walker, fundou o seu próprio negócio em 1906 e começou a vender seu próprio produto chamado “Madam Walker’s Wonderful Hair Grower”, um condicionador do couro cabeludo com fórmulas de cura. Para promover seus produtos, ela embarcou em uma unidade de vendas bem cansativo por todo o Sul e Sudeste dos USA, vendendo os produtos de porta em porta, dando demonstrações, e trabalhando em estratégias de vendas e marketing. Em 1908, ela abriu uma escola em Pittsburgh para treinar suas companheiras “crespas”.

O Sistema Walker – Crescimento no mercado de cabelos crespos
Eventualmente, seus produtos formaram a base de uma sociedade próspera nacional, empregando em um ponto mais de 3.000 pessoas. Esse sistema, que incluiu uma ampla oferta de cosméticos, licenciado pelos Walker, ofereceu emprego significativo e crescimento pessoal para milhares de mulheres negras. Estratégia de marketing agressivo da Madame Walker, combinado com ambição implacável a levou a ser conhecida como uma mulher de negócios líder no mercado com um legado duradouro.

Palavras da Empresária Madame C.J Walker

“Eu consegui meu início, me dando um começo.”

“Eu sou uma mulher que veio dos campos de algodão do sul. A partir daí fui promovida para o tanque. A partir daí fui promovida para a cozinha. E a partir daí eu promovi a mim mesma a um negócio de fabricação de produtos especializado em cuidados de cabelos crespos. Eu construí minha própria fábrica em minha própria terra. “

“Eu tive que fazer a minha própria vida e minha própria oportunidade. Mas eu fiz! Não se sente e espere as oportunidades que virem. Levante-se e faça você as oportunidades.”

“Uma noite eu tive um sonho, com um grande homem negro que me disse o que eu deveria misturar e colocar no meu cabelo. Eu fiz, e a partir de então começaria a vendê-lo.”

“Eu não fico satisfeita em ganhar dinheiro para mim. Eu me esforço para dar emprego para centenas de mulheres da minha raça.”

“Não existe um caminho de flores reais espalhadas para o sucesso. E se há, eu não encontrei, quem quer ter sonhos realizados na vida é porque está disposto a trabalhar duro”.

“Perseverança é o meu lema.”

O legado

Madame C.J Walker morreu em Villa Lewaro, num domingo, dia 25 de maio de 1919 de complicações de hipertensão. Ela tinha 51 anos. Na sua morte, ela foi considerada a muler Afro-Americana mais rica nos Estados Unidos e conhecida por ser a primeira mulher criadora milionário dos USA. Sua filha, A’Lelia Walker, tornou-se a presidente da Empresa de Fabricação C.J Walker.

http://www.madamcjwalker.com

www.aleliabundles.com 

Etiquetado , , , ,

Comente!

Negra e Crespa

Sobre autoestima negra feminina

Motivos não me faltam

Emagrecendo sozinha , beleza, cotidiano e mais um pouco !

Luciene Batalha

Cabeleira cabeluda e descabelada

