REFERÊNCIA DE ESTILO 4B/C: DÉBORA ABREU

SE APRESENTE!

Olá meninas, sou Débora Abreu, sou nascida e criada no Rio de Janeiro, tenho 24 anos, sou fiscal da natureza,rsrsrs mentira, estudo Ciências Contábeis 5º Período, por enquanto moro com meu esposo e meus sogros mas em breve estarei indo para minha casinha, em nome de JESUS! Sou uma pessoa alegre, engraçada, sarcástica, cristã protestante que aguarda a volta de Jesus!

  

POR QUE VOCÊ TOMOU A DECISÃO DE VOLTAR A SER 100% NATURAL?

Na verdade eu não tomei a decisão de assumir meu crespo natural assim de cara, foi mais devido às circunstâncias por que passei. Minha história capilar é muito longa, já usei de tudo que vocês possam imaginar, desde permanentes-afro, Toin, Hair Life, Henê, Alisa & Tinge (que na época me deixou praticamente careca e com muitos buracos na cabeça), eu era bem novinha quando utilizei esses produtos e me considerava o rato de laboratório da minha mãe, pois tudo que as pessoas indicavam ela testava em mim e não nela! rsrsrsrs. Eu resolvi deixar meu cabelo natural, tipo, por livre e espontânea pressão pois fui morar em Manaus mas antes disso usava Guanidina e havia uma pessoa aqui no Rio que aplicava pra mim, meu cabelo estava crescendo até que pra ir na formatura do meu esposo, resolvi fazer uma “escova marroquina”. Foi início da minha “desgraça capilar” assim dizendo e tava bem perto de eu me mudar pra Manaus, meu cabelo começou a cair até com o a leve brisa que passava sobre ele, tava ficando desesperada e como nunca tinha feito química em Manaus, resolvi só escovar e todo fim de semana era de lei fazer escova pois só assim ficava apresentável meu cabelo! Uma vez ou duas tentei aplicar sozinha a Guanidina em casa e foi um fiasco! Demorei mais que o previsto e nem pegou muito bem, além de eu sempre sentir meu couro cabeludo queimar quando uso qualquer tipo de química no cabelo! Um belo dia resolvi ir fazer “relaxamento” no mesmo salão que fazia escova, pois já tinha confiança na profissional, mas eu fui com aquela ideia de “Beleza Natural”, tinha certeza que o relaxamento de Manaus era igual ao do Rio! Triste engano, o relaxamento lá é feito para “alisar” e não para “enrolar” como eu queria. Foram R$130,00 jogados no lixo, meu cabelo ficou horrível mesmo, não no 1º dia porque assim que ela finaliza a aplicação, faz uma escova (levei um susto nesse momento), mas ela me explicou que as melhorias no cabelo era de aplicação em aplicação, blá,blá,blá.blá,blá até que chegou o fim do ano e eu vim passar férias no RJ e decidida a ir novamente no Beleza Natural relaxar meu cabelo mas o problema é que minhas pontas eram 100% Guanidina e só tinha no máximo 2 dedos de raiz natural, estava me sentindo feia pacas com aquele cabelo até que fiz uma avaliação (isso perto do Natal e do meu aniversário que é dia 26 de dezembro) e a moça deixou eu relaxar só a raiz! O problema é que eu poderia relaxar só em Dezembro e Janeiro pois em Fevereiro estaria voltando pra Manaus e aí como seria? Fui com a ideia de que de 2 em 2 meses, no máximo 3, conseguiria vir para o RJ relaxar meu belo, só que não!rsrs Aí chegou Fevereiro, Março, Abril, Maio e a raiz crescendo, gritando e fazendo questão de aparecer e eu sem saber o que fazer! Até que uma luz divina não me pergunte como e nem porque me guiou até uma página na internet (SIM, eu vivia na internet, pois meu marido viajava muito e eu ficava sozinha em casa) que falava sobre cabelo natural, ter cabelo natural e etc. A ideia começou a querer entrar na minha cabeça, visto que eu não tinha ideia de como seria meu cabelo natural, mas quando eu entrava no banheiro, abria meu couro cabeludo e via aquele “cachinho” se formando, essa ideia de ser natural começou a ganhar força dentro de mim e foi aí que eu descobri que estava na temida Transição!hahahaha Eu passava a noite em claro assistindo vídeos(quando percebia os galos já estavam cantando e o dia amanhecendo), lendo Blogs (os que tinham na época né) o que mais me ajudou foi o Cacheado Básico da Ana Claudia de Paula, pois não tinha conhecimento de outros grupos e no Face o assunto não era muito falado, pelo menos que eu saiba. Num belo dia li sobre o famoso Big Chop e por telefone dizia pro meu esposo que eu estava decidida a fazê-lo e ele sempre me apoiando como podia e eu dizia que ia fazer em Outubro/12 pra ver se a raiz crescia mais um pouquinho. Quem disse que aguentei??? No dia 21/07/12 liguei pra minha amiga Keite e pedi pra ela me dar um apoio moral e me ajudar a encontrar um salão que cortasse meu cabelo até na parte natural mas quando chegamos no Centro (isso foi num sábado) nem eu, nem ela sabia pra onde ir, até que lembrei de um salão que eu passava em frente e era MEGA curiosa pra entrar e nunca tinha coragem! Fui na cara e na coragem e depois de relutar, entrei no tal salão! O cabeleireiro nos olhou e perguntou o que queríamos. Eu disse que queria cortar todas as pontas alisadas e deixar só a raiz pois queria meu cabelo natural e ele disse, ah então você quer ficar igual a minha filha, eu pensei, COMO ASSIM, a filha dele deve ter um cabelo lisinho como de uma índia, aí ele chamou a filha dele e na minha frente aparece um ser minúsculo de aproximadamente uns 2 aninhos com um mini Black e de afro puff! Eu posso com isso produção?! Tive que segurar a emoção do momento e só tive forças pra dizer a ele: É ASSIM MESMO QUE EU QUERO MEU CABELO!!! Levei a câmera pra minha amiga fotografar o momento, mas fiquei mega sem jeito e ele dizendo que não ia cortar tudo de vez porque ia ficar muito curto e eu decidida que sou disse sem pestanejar: nananinanão! Pode cortar TUDO! NOSSAAAAA,quando olhei no espelho tinha menos cabelo do que eu esperava mas nem tchun como dizem em Manaus!rsrs Coloquei uma florzinha peguei o ônibus e fui pro shopping lanchar daquele jeito que eu tava e meu pensamento só dizia: vai ficar todo mundo olhando pra você Débora (o povo aqui já adora um negro e não é nada preconceituoso, só que não)! Nem liguei e fui e a surpresa é que ninguém ficou me olhando torto como eu esperava! Cheguei em casa me olhei no espelho e disse: TÁ FEITO! Nem que eu quisesse poderia voltar atrás!rsrs

Débora, minha xará, você pediu pra eu contar tudo, então tá aí!kkkkkkkkkk

 

COMO VOCÊ DESCREVE A TEXTURA DO SEU CABELO?

Bom, a textura do meu cabelo é a minha!!! rsrsrs Brincadeirinha, o meu cabelo é uma mistura de Tipo 4, com muito orgulho! Vamos lá, naquelas duas “entradas” na parte da frente do cabelo, eu digo que é 4c, porque eu conheço essa textura como aquela que não enrola a não ser com estilização; a parte de cima da minha cabeça é 100% 4ª pois ali qualquer creme que você passar ele forma cachos na hora com muitas molinhas, e um amor, me derreto toda, só vendo!rsrsrs; a parte do meio (aquela que a gente deita do travesseiro) digo que é 4b e a parte lá na nuca de baixo é uma mistura de 4b com 4c! Acho que dá pra entender né!rsrsrs

DESCREVA SEU REGIME AO LONGO DO MÊS.

Bom, (pensando,pensando,pensando…), assim, eu não mexo no cabelo todos os dias não, quando eu digo mexer, é molhar e finalizar ele de novo! Eu tiro um dia pra lavar, hidratar e finalizar meu cabelo! Quem me conhece sabe que eu não sigo Cronograma Capilar então tudo que faço no cabelo, independente de ser Nutrição ou Reconstrução, eu chamo de Hidratação, porque pra mim é mais fácil assim! Na hora de finalizar eu aplico um creme de pentear/leave-in e logo em seguida o Relaxante Natural da Capicilin e vou fazendo Fitagem! Não vivo sem ele! Nos dias seguintes, no famoso dey after, eu apenas ponho uma gota de leave-in + uma gota de R, espalho pelo cabelo, borrifo um pouco de água, levanto com um pente Black, meto a flor e vou pra luta! Procuro fazer esse processo de lavar, hidratar e finalizar de 3 em 3 dias, quando dá!

 

DESCREVA SEU PENTEADO FAVORITO PARA OS DIAS QUE VOCÊ NÃO TEM MUITO TEMPO.

O meu penteado favoritíssimo para os dias que não tenho tempo e também preguiça é a Fitagem que aprendo com a minha diva Amanda Gil e desde então nunca parei de fazer! As vezes também faço Twist mas a Fitagem é de lei.

 

COMO VOCÊ COMBATE A QUEDA DE CABELO?

Graças a Deus, depois que assumi meu cabelo natural nunca mais tive queda, a não ser dos fios que caem naturalmente na hora que vou hidratar, pois desembaraço com os dedos (não uso pente). Não uso nada de especifico para queda.

 

QUAIS SÃO AS ÁREAS MAIS PROBLEMÁTICAS DO SEU CABELO QUE EXIGEM MAIS CUIDADOS E ATENÇÃO?

A área mais problemática, ou melhor, acho radical chamar de problemática, mas que é trabalhosa, são essas duas entradas do meu cabelo, como citei lá em cima. Além de elas serem extremamente secas e não definirem, elas são de cores diferentes de todo o meu cabelo!kkkkk Eu ein, vai entender, espero que não esteja brotando chifres dali, mas que é estranho é!

 

QUAIS SÃO AS DUAS MELHORES COISAS PARA O SEU TIPO DE CABELO?

O Relaxante Natural que é um dos melhores produtos que já usei no meu crespo natural (lembrando que ele não é uma química) apenas tem esse nome, o Gel de CMC, que é uma receita (misturinha) que a gente faz em casa mesmo e dá uma definição muito legal no meu cabelo e o Griffus Argan + óleo de Rícino + Bepantol Líquido para hidratar! Foi mal, você pediu só duas, mas eu dei três!rsrs

 

QUAIS AS DUAS PIORES COISAS PARA O SEU TIPO DE CABELO?

Talvez eu esteja enganada ou não tenha sabido usar, mas eu achei que o Difusor deu uma ressecada no meu cabelo e a outra coisa…. Acho que a friagem parece que o cabelo fica muito úmido, minguado, não define, sei lá!

 

TEM ALGUM BLOG/PÁGINA ONDE PODEMOS ACHAR VOCÊ?

Eu tinha um Face, ou acho que tenho, pois desativei temporariamente e TALVEZ volte em Julho nas férias!rsrs Tenho Twitter @debydiabreu e Instagram @deboracabreu e um humilde digamos, canal no YouTube rsrsrsrs chamado Débora Abreu.

Etiquetado , ,

Comente!

Negra e Crespa

Sobre autoestima negra feminina

Motivos não me faltam

Emagrecendo sozinha , beleza, cotidiano e mais um pouco !

Luciene Batalha

Cabeleira cabeluda e descabelada

