REFERÊNCIAS DE ESTILO 3A/B: Carina Sousa

SE APRESENTE!

Oi todo mundo! Meu nome é Carina, tenho 28 anos e moro em Taboão da Serra, região metropolitana de SP.

 

POR QUE VOCÊ TOMOU A DECISÃO DE VOLTAR A SER 100% NATURAL?

Eu sou adepta de cabelo natural desde os 13 anos. Quando eu era pequenina, com uns 7 anos, eu tinha cabelo de microfone, meu cabelo sempre foi bem cacheado, eram cachos enormes, densos, e na minha cabeça de criança era estranho já que o cabelo de todas as minhas colegas de escola cresciam para baixo e o meu crescia para cima, e isso me deixava triste.

Meu pai tem o cabelo bem Crespo, e minha mãe tem cabelo liso, ela descende de índios e sempre teve cabelos escorridos, lembro que ela tentou (e ainda tenta) ondular/cachear os cabelos, mas nunca teve paciência com o meu cabelo, na hora de pentear era um sofrimento. Ela puxava tanto pra fazer um rabinho de cavalo que minha pele do rosto esticava tanto que eu fivava parecendo uma japonesinha negra. Fora que o couro cabeludo ficava super dolorido, eu chorava.

Por esses e outros motivos aos 8 anos pedi pra ter cabelos lisos e ganhei  um amaciamento de presente de aniversário.

Meu cabelo microfone, curtinho esticou tanto que quase chegou na cintura. Parecia que eu tinha colocado uma peruca. Depois de um corte bonito, eu tinha cabelos esvoaçantes, mas o tempo passou e a raiz começou a crescer e parecia que eu tinha um capacete embaixo do cabelo. Minha mãe não sabia como cuidar do meu cabelo quimicamente tratado e ele ficou horrível, quebrado, ressecado, feio, e sem vida. A solução foi cortar, e um cabelo que estava na cintura foi cortado na altura dos ombros.

Depois disso o cabelo só vivia  amarrado, molhado e preso, não existiam cremes pra pentear como existem hoje e eu lavava com um shampoo qualquer, passava um condicionador, penteava, amarrava e no final do dia o cabelo estava fedendo e com caspa.

Eu cresci, com 12 pra 13 anos eu precisava me cuidar mais, foi quando descobri o relaxamento, esse processo não iria alisar meu cabelo mas tiraria o volume que eu tanto odiava mas os cachinhos permaneceriam.

Fiz esse processo umas 3x e cansei, o cheiro ruim da química, o couro cabeludo coçando e ardendo durante a aplicação do produto me deixavam muito irritada. Desisti, deixei o cabelo crescer e fui cortando aos poucos a parte que tinha química.

Desde então eu não relaxei nem alisei os cabelos, mas aos 17 anos descolori e pintei os cabelos certa vez de Roxo, outra de Rosa e outra de Vermelho.

Claro que isso destruiu o cabelo, mesmo já sabendo cuidar um pouco melhor dele. Eu já usava creme pra pentear, hidratava mas nao fazia fitagem, usava ele dividido no meio, lotado de creme e com corte reto. Kkkk era muito feio. Não gostava do meu cabelo, mas cuidava dele pq né, vaidade e talz, e nunca mais quis alisa-lo.

Cheguei a fazer escovas e chapinhas, mas nunca passei mais do que um dia com cabelo liso, não me reconheço de cabelo liso…

Era um caso de amor e ódio com o cabelo.

Não tenho fotos dessa época exatamente por conta dessa relação conturbada com meu cabelo.

Desisti dos cabelos coloridos e voltei para o cabelo Preto. Desde então eu pinto os cabelos de preto a cada 3 meses, pra cobrir os cabelos brancos que já querem conviver comigo, rs.

Aprendi a umectar, fazer fitagem, me tornei adepta do cronograma capilar e cortes assimétricos pra moldar o rosto.

Aprendi a ama-lo e definitivamente o assumi, vivo um relacionamento sério com meu cabelo baseado em liberdade. Pq nem sempre é possível  doma-lo.

 

COMO VOCÊ DESCREVE A TEXTURA DO SEU CABELO?

Não tenho tanta certeza assim, na real não entendo esse negócio de textura 3A, 4B e etc… Eu acho que meu cabelo seja um misto de 3A e 3B. No geral os cachos da frente são mais definidos que os de trás, mais fechadinhos, já os de trás são mais abertos.

 

DESCREVA SEU REGIME AO LONGO DO MÊS.

Eu não consigo fazer muitas revitalizações, meu Day after é complicado, eu me movimento muito durante o sono, e meu cabelo fica com muito frizz, na real vira um ninho, nem fronha de seda e abacaxi resolvem.

Eu molho os cabelos todos os dias, eu lavo ele mais do que o necessário por conta disso.

Mas minha rotina é: 4/5 vezes na semana eu lavo os cabelos com Wella Proseries Repair, uso máscaras de tratamento da Head & Shoulders,/ Pantene Fusão da Natureza/ Dove Reconstrução Completa/ L’Oréal 10x Nutrição/ Novex Óleo de Argan ou Oliva. Depois condicionador Wella Proseries Repair, tiro excesso de água e faço uma fitagem básica com os dedos usando  os cremes para pentear Wella Proseries Hydration/ Seda Keraforce/ Seda Ceramidas, Tresemmé Hidratação Profunda e/ou cachos perfeitos e Garnier Fructis Óleo Blindagem, as vezes misturo dois deles, as vezes uso separado mesmo, feito isso enrolo o cabelo em uma camiseta de algodão e vou me vestir, me maquiar, as vezes até tomo café da manha e quando  tiro a toalha os cachos estão definidos e o cabelo praticamente seco, as vezes eu passo nas pontinhas um pouco de creme e óleo 100% puro de coco ou de rícino.

Quando não lavo o cabelo eu o molho bastante e faço fitagem novamente com um pouco de creme para pentear.

Graças a Deus tenho tempo pra cuidar dos meus cachos com carinho e atenção.

 

DESCREVA SEU PENTEADO FAVORITO PARA OS DIAS QUE VOCÊ NÃO TEM MUITO TEMPO.

Rabo de cavalo alto preso com piranha e grampos ou um coque alto. Se estou sem tempo pra arrumar os cabelos eles vão ficar presos.

 

COMO VOCÊ COMBATE A QUEDA DE CABELO?

Hidrato para fortalecê-lo, massageio durante o tratamento com máscaras e penteio no banho enquanto passo condicionador usando uma escova que tenha dentes largos pra evitar quebra-lo, e só.

 

QUAIS SÃO AS ÁREAS MAIS PROBLEMÁTICAS DO SEU CABELO QUE EXIGEM MAIS CUIDADOS E ATENÇÃO?

Pontas secas e Frizz. Por isso sempre hidrato e faço umectação com óleo de rícino.

 

QUAIS SÃO AS DUAS MELHORES COISAS PARA O SEU TIPO DE CABELO?

Meu cabelo AMA umectação com óleo 100% natural de coco. E posso usar qualquer creme de pentear mas nenhum vai dar o efeito e a hidratação que o Hidration da Wella Proseries deixa nos meus cabelos.

 

QUAIS SÃO AS DUAS PIORES COISAS PARA O SEU TIPO DE CABELO?

Shampoo transparente, eles destroem meus cachos, o cabelo vira uma farofa, haja hidratação pra restaurar. O creme de pentear da Natura Sou reconstrução intensiva deixa meu cabelo pesado e oleoso, também  o creme de pentear da Seda para cabelos cacheados deixa o meu cabelo  sem brilho e áspero.

Bom pessoas, esses são os cuidados que tenho com meus cachinhos, fora todos os produtos eu finalizo com amor, carinho e orgulho de ser cacheada e isso faz muita diferença.

 

TEM ALGUM BLOG/PÁGINA ONDE PODEMOS ACHAR VOCÊ?

Meu blog:

http://chamedoqvcquiser.wordpress.com

Meu Facebook:

http://facebook.com/cah.souusa

Meu instagram:

http://instagram.com/cari_nasouusa

Etiquetado , ,

3 pensamentos sobre “REFERÊNCIAS DE ESTILO 3A/B: Carina Sousa

  1. Cah Souusa disse:

    #shy kkkkkk

    Debora,
    Obrigada pelo convite mais uma vez.

    Beijo.

Comente!

Negra e Crespa

Sobre autoestima negra feminina

Motivos não me faltam

Emagrecendo sozinha , beleza, cotidiano e mais um pouco !

Luciene Batalha

Cabeleira cabeluda e descabelada

