MULHERES BRANCAS COM PENTEADOS DE NEGROS

Soa quase como uma piada: Uma mulher negra jovem leva um grupo de “meia-idade”, mulheres brancas que ela não conhece, para um salão especializado em cabelos afro, oferece a elas um novo “penteado black”, e, em seguida, tira um retrato delas.

Embora fotógrafa Endia Beal rir ao discutir o termo “Posso tocar seu cabelo?”.

Beal decidiu não dar a opção de escolha de penteado para as mulheres. “Eu disse que iria dar a elas um penteado black, e elas ficaram tipo, ‘Você vai fazer trancinhas em nós?’ “E eu disse, não, nós vamos fazer Ondas de dedo.”  e elas “Ondas de dedo?? O que é isso?? Aquele penteado dos ano 20? e eu disse “Esse é um pouquinho diferente”.

As regras eram simples: Depois de adquirirem seus novos visuais, as mulheres tiveram que concordar em serem fotografadas em um estilo de retrato corporativo tradicional, mesmo se não estivessem satisfeitas com o resultado.

Beal escolheu especificamente mulheres que estivessem, pelo menos, na faixa dos 40 anos. “Eu queria pessoas que tivessem uma opinião formada sobre o que você deve supostamente usar em um ambiente de trabalho, pois seria um desafio para elas entenderem o que eu experimentei nesse tipo ambiente”.

Embora o projeto tenha um humor subliminar, Beal é uma artista que está procurando abrir um diálogo entre pessoas de sexo diferentes, raças e gerações sobre as maneiras em que nos expressamos, especificamente num ambiente de trabalho .

Algumas dessas idéias veio pela primeira vez a Beal, quando ela estava estagiando num departamento de TI na Universidade de Yale, enquanto ela estava lá recebendo seu MFA de fotografia. Beal é alta e negra, e foi no momento em que ela estava usando um grande afro vermelho, que ela se destacou entre seus colegas de trabalho, que eram em sua maioria homens brancos mais baixos. Um colega disse-lhe sobre um rumor que circulava em torno do escritório, de que muitos dos homens estavam curiosos sobre seu cabelo e queriam tocá-lo.

Sendo uma artista e não querendo ter vergonha de seu black, Beal ou ela mesma se retrata de “o elefante na sala” , ela pediu aos homens que não só tocassem seu cabelo, mas que também puxassem-o. Ela, então, uma semana depois gravou um vídeo falando sobre, como foi essa nova experiência para muitos dos homens que tocaram em seus cabelos. “Eu queria permitir alguém a sentir algo diferente, experimentar algo que nunca tivesse experimentado antes, e através dessa experiência, eles se sentiram desconfortáveis​​”, disse Beal . ” E depois sobre o que amplifica esse sentimento de desconforto.”

Beal sabia que mostrando seu afro em um ambiente corporativo, com um penteado que não se encaixa “nos padrões”, poderia significar que ela teria que superar obstáculos, mas ela não sentia esse peso inteiramente sobre a ela. Criando um projeto de arte parecia uma maneira perfeita para preencher essa lacuna .

Muitas das mulheres que Beal incluiu no projeto, disseram que se sentiram entusiasmados simplesmente por aprender sobre novos produtos e estilos, e de serem capazes de fazer perguntas sem se sentirem deslocadas. Beal disse que o projeto é tudo sobre correr riscos, sair de sua zona de conforto e experimentar uma nova experiência.

Atualmente ela está pensando em ter mulheres entrando em seu local de trabalho, vestindo um novo penteado, e ela está fazendo um vídeo das mulheres falando sobre suas experiências.

Beal disse que muitas das mulheres que ela levou para o salão, tirou fotos de seu novo corte de cabelo com seus smartphones e postaram no Facebook . Quase todas abraçaram Beal após os retratos que foram tirados, dizendo que elas estavam entusiasmados por ter experimentado algo novo . “Algumas delas queria usar mais seus novos penteados, e algumas queriam simplesmente ir para casa”, disse Beal . “Muitas delas disseram: ”Não vejo a hora de chegar em casa e mostrar pro meu marido!”

via Curly Nikki , Slate e Endia Beal

Anúncios
Etiquetado , ,

3 pensamentos sobre “MULHERES BRANCAS COM PENTEADOS DE NEGROS

  1. escrevendoestilo disse:

    Bem diferente!achei mais bonitos o terceiro e o quinto penteado!!! beijos

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Negra e Crespa

Sobre autoestima negra feminina

Motivos não me faltam

Emagrecendo sozinha , beleza, cotidiano e mais um pouco !

Luciene Batalha

Cabeleira cabeluda e descabelada

%d blogueiros gostam disto: