REFERÊNCIAS DE ESTILO 4A/B: NANCI DA COSTA

SE APRESENTE!

Chamo-me Nanci da Costa, sou de Angola, província de Luanda (capital do Pais).

Nasci em Luanda, tenho 29 anos, trabalho na Petrolífera TOTAL E&P ANGOLA como Assistente de Projeto. Moro em Luanda com a minha família.

  

POR QUE VOCÊ TOMOU A DECISÃO DE VOLTAR A SER 100% NATURAL?

Quando tinha 14 anos de idade comecei a desfrisar (relaxar/alisar/amaciar) o cabelo (Dark and Lovely – Produto Sul africano). E assim continuei até os 28 anos …isshhh mto tempo com química no cabelo.

Tenho o cabelo muito cheio e o fio é bem grosso (4A/B)…acho!!! Duas texturas. Então alisava o cabelo de 3 em 3 meses, as vezes em menos tempo. Porque odiava o contraste do cabelo liso e do crespo.

Quando chegava a altura de ir desfrisar o cabelo, começava já a ter coragem porque já sabia que iria arder.

Mal o produto tocava no meu couro cabeludo, começava a arder. Mas mesmo assim eu fazia com coragem e continuava….e assim foi por muito anos.

O meu desejo de ser natural começou pela minha irmã mais nova. Ela tem 17 anos e nunca passou produto no cabelo. É algo já dela…em casa ficávamos admirados porque ninguém assim o fazia. Somente ela não pedia para que a levasse-mos ao salão…não estava interessada em ter o cabelo alisado. Todos em casa temos o cabelo 4A/B/C …somos mesmo carapinha. Ela foi crescendo e se tornando uma mocinha e sempre com o cabelo natural.

O ano passado, em Dezembro, foi a ultima vez que pus produto no cabelo. Decidi imitar a minha mana, estava cansada de ter feridas na cabeça e queria assumir a minha carapinha!!!

Passei por um período de transição onde ia diminuindo aos bocados as pontas, e no dia 19 de Agosto de 2013 cortei o cabelo deixando somente o cabelo natural que crescera desde Dezembro do ano passado.

Quanto ao apoio, tive o da minha maninha que é natural. Tenho 5 manas e ela foi a única a dar-me força.  As outras faziam muitas piadas….quando tínhamos que sair a noite, perguntavam logo o que eu iria fazer com o cabelo, principalmente na altura da transição que estava muito cheia. Diziam que iria ser barrada na discoteca por não ter o cabelo alisado. Infelizmente isso acontece aqui um Luanda…mas graças a Deus um grande grupo de mulheres está a aderir o cabelo natural e já se vê na rua muita gente de carapinha. Até pessoas famosas. Começamos a ser aceitas, está até a virar moda ter uma carapinha bem farta.

Estava de decisão tomada e em momento nenhum pensei em voltar a por produto no meu cabelo.

 

COMO VOCÊ DESCREVE A TEXTURA DO SEU CABELO?

Meu cabelo a volta da cabeça (faz um arco é 4B, principalmente na frente), já no meio é 4A…conforme vai indo pro meio vai ficando mais macio.

 

DESCREVA SEU REGIME AO LONGO DO MÊS.

Bem os meus dias não são todos iguais e como ainda estou no começo do cabelo 100% natural, estar curtinho não exige muito.

Nos dias que lavo o cabelo uso shampoo e massagem hidratante da VitaDerm, somente penteio o cabelo no dia da lavagem, quando ponho a massagem. Depois seco com a toalha e ponho ativador e umidificador de cachos da CAPICILIN. E depois ponho o óleo de silicone nutritivo de abacate também da CAPICILIN. E assim fico por uns 2/3 dias sem lavar. Nos dias que não lavo, molho as minhas mãos com água e dou um toque com os dedos pra tirar a marca da almofada e ponho um bocado de creme de coco.

Como já disse antes estou na fase inicial…pode ser que muita coisa que faço seja errada mas irei aprendendo com o tempo. O que me aconselham meninas???

Tenho tempo para cuidar sim,só preciso das técnicas e dos produtos ideias pro meu cabelo.

 

DESCREVA SEU PENTEADO FAVORITO PARA OS DIAS QUE VOCÊ NÃO TEM MUITO TEMPO.

O cabelo ainda ta curtinho. O penteado é sempre o mesmo. Somente vou trocando a cor das flores.

 

COMO VOCÊ COMBATE A QUEDA DE CABELO?

Uso shampoo e massagem com propriedades hidratantes, não tenho queda de cabelo.

 

QUAIS SÃO AS ÁREAS MAIS PROBLEMÁTICAS DO SEU CABELO QUE EXIGEM MAIS CUIDADOS E ATENÇÃO?

Acho que por ter cortado a pouco tempo e ainda estar curtinho não tenho pontas duplas, mas o cabelo todo é bem seco.

 

QUAIS SÃO AS DUAS MELHORES COISAS PARA O SEU TIPO DE CABELO?

Ainda estou por descobrir… pois há dias que parece que funciona e o cabelo gosta, mas há dias que parece que o cabelo não gosta de nada. Sapeka meu cabelo.

 

QUAIS SÃO AS DUAS PIORES COISAS PARA O SEU TIPO DE CABELO?

Tenho um cabelo super seco e vi na net uma receita para cabelos crespos. Toca térmica por 30 min e preparar uma mistura de iogurte natural, óleo de amêndoas doces e mel puro…Não foi bom pra mim, cabelo não ficou macio e fiquei com mta caspa…passei uns dias me coçando, sério!

Uma coisa também bem ruim, é não tirar bem a massagem (condicionador) do cabelo durante a lavagem…no dia seguinte começo me coçando.

 

TEM ALGUM BLOG/PÁGINA ONDE PODEMOS ACHAR VOCÊ?

Tenho o instagram onde poderão encontrar algumas fotos. Sigam @miisscosta

 

Etiquetado , ,

2 pensamentos sobre “REFERÊNCIAS DE ESTILO 4A/B: NANCI DA COSTA

  1. Cah Souusa disse:

    Eu achei que ela ficou lindo a de cabelo curtinho.
    Acho lindo meninas com cabelo curto Crespo ou Cacheado com brincos grandes, olhos bem iluminados e uma boca vermelhona.

    Uma dica pra ela referente ao cabelo seco, umectação com óleo de coco. Deixa uma hora no cabelo lava e passa a “massagem” e pronto.
    Adorei a história dela.

    Beijo.

Comente!

Negra e Crespa

Sobre autoestima negra feminina

Motivos não me faltam

Emagrecendo sozinha , beleza, cotidiano e mais um pouco !

Luciene Batalha

Cabeleira cabeluda e descabelada

