PRECONCEITO

Imagine uma menina de 12 anos, dona de uma super cabeleira linda e… Cheia de frizz! E se alguém aqui não gostar de frizz, problema seu, certo? Mas não foi esse o preconceito que Vanessa Van Dyke recebeu da própria escola! Segundo a reportagem publicada pelo Huffington Post, a menina foi ameaçada de expulsão caso não controlasse o volume do cabelo armado. Por mais absurdo que a notícia pareça, – e principalmente numa época em que o bullying é constantemente debatido – a escola Faith Christian Academy de Orlando foi agressora e preconceituosa no caso de Vanessa. Segundo a instituição, o cabelo de Vanessa já vinha gerando distração dos outros alunos, que tiravam sarro de seu aspecto. Ao invés de resolver o problema, a direção da escola colocou mais lenha na fogueira! Os argumentos? Bom, o código de vestimenta da Faith Christian Academy diz que os cabelos dos alunos devem “estar na cor natural e não devem ser uma distração”, portanto exemplos como cortes de cabelo moicano ou raspados são abolidos. Sendo assim, para cumprir o código, não pedem para que a garota use alisadores ou faça um tratamento de alisamento – que é fora de questão com a sua idade, vamos deixar bem claro. O pedido é para que Vanessa controle o volume para não fugir dos tais códigos elaborados pela escola. Ainda bem que Vanessa conta com o apoio da família e uma auto-estima incrível, que não a deixaram se render por essa barbaridade! Mais do que isso, ela mostra o quanto é especial: “Isto diz que eu sou única. Primeiro, meu cabelo é volumoso e eu gosto assim. Eu sei que as pessoas vão ficar falando isso pra mim, mas é só porque meu cabelo não é alisado. E eu não me enquadro nos padrões”!

Absurdo né gente!?

Mas acho que o que podemos tirar de positivo nessa história é que ela é um exemplo não é mesmo!?

Quanta marmanja por aí se sentindo encurralada pelos comentários dos outros, ou pelo o que os outros vão achar do seu cabelo! Só digo uma coisa, se aceite e se ame primeiramente! Ninguém paga as suas contas, ok?! 😉

Após ler a matéria, me senti muito inspirada pela Vanessa, espero que isso inspire muita gente também!

Beijo gente!!!

via Petiscos

Etiquetado , , , ,

Um pensamento sobre “PRECONCEITO

  1. escrevendoestilo disse:

    Ridículo isso.. acho que a pessoa tem mesmo é que assumir quando curte.. quando não, faz o que quer.. mas escola querer botar o dedo onde não tem nada a ver ne? Beijos

Comente!

Negra e Crespa

Sobre autoestima negra feminina

Motivos não me faltam

Emagrecendo sozinha , beleza, cotidiano e mais um pouco !

Luciene Batalha

Cabeleira cabeluda e descabelada

