GRITARAM-ME NEGRA!

Acho que todos os negros e afro-descendentes deveriam ver esse vídeo e ler esse poema rítmico, emocionante de Victoria Santa Cruz:

“Tinha sete anos apenas, apenas sete anos. Que sete anos! Não chegava nem a cinco!
De repente umas vozes na rua, me gritaram Negra!
Negra! Negra! Negra! Negra! Negra! Negra! Negra!
“Por acaso sou negra?” – me disse

SIM!

“Que coisa é ser negra?”
NEGRA! E eu não sabia a triste verdade que aquilo escondia.
NEGRA!

E me senti negra,

NEGRA!Como eles diziam

NEGRA! E retrocedi

NEGRA! Como eles queriam

NEGRA! E odiei meus cabelos e meus lábios grossos e mirei apenada minha carne tostada…E retrocedi

NEGRA!

E retrocedi . . .

NEGRA! NEGRA! NEGRA! NEGRA!
NEGRA! NEGRA! NEEEGRA!
NEGRA! NEGRA! NEGRA! NEGRA!
NEGRA! NEGRA! NEGRA! NEGRA!

E passava o tempo e sempre amargurada. Continuava levando nas minhas costas minha pesada carga.

E como pesava!…

Alisei o cabelo, passei pó na cara, e entre minhas entranhas sempre ressoava a mesma palavra:

NEGRA! NEGRA! NEGRA! NEGRA!

NEGRA! NEGRA! NEEEGRA!

Até que um dia que retrocedia , retrocedia e que ia cair

NEGRA! NEGRA! NEGRA! NEGRA!

NEGRA! NEGRA! NEGRA! NEGRA!

NEGRA! NEGRA! NEGRA! NEGRA!

NEGRA! NEGRA! NEGRA!

E daí? E daí? Negra! Sim! Negra!

Sou

NEGRA!

NEGRA

NEGRA!

NEGRA sou

NEGRA!

Sim, Negra!

Sou, Negra!

Negra, Negra!

Negra sou

De hoje em diante não quero alisar meu cabelo. Não quero. E vou rir daqueles, que por evitar – segundo eles – que por evitar-nos algum disabor.

Chamam aos negros de gente de cor! E de que cor!

NEGRA

E como soa lindo!

NEGRO

E que ritmo tem!

NEGRO NEGRO NEGRO NEGRO

NEGRO NEGRO NEGRO NEGRO

NEGRO NEGRO NEGRO NEGRO

NEGRO NEGRO NEGRO

Afinal, Afinal compreendi

AFINAL

Já não retrocedo

AFINAL

E avanço segura!

AFINAL

Avanço e espero

AFINAL

E bendigo aos céus porque quis Deus que negro azeviche fosse minha cor!

E já compreendi

AFINAL

Já tenho a chave!

NEGRO NEGRO NEGRO NEGRO

NEGRO NEGRO NEGRO NEGRO

NEGRO NEGRO NEGRO NEGRO

NEGRO NEGRO

Negra sou!

 

Etiquetado ,

Comente!

Negra e Crespa

Sobre autoestima negra feminina

Motivos não me faltam

Emagrecendo sozinha , beleza, cotidiano e mais um pouco !

Luciene Batalha

Cabeleira cabeluda e descabelada

