REFERÊNCIA DE ESTILO 4B/4C: RACHEL VIANNA

SE APRESENTE!

Olá, meu nome é Rachel, sou carioca e moro no Rio de Janeiro mesmo. Tenho 30 anos (quase 31 :O) sou advogada, fotógrafa e escrevo os blogs Cotidiano (www.minhavidacotidiana.wordpress.com) e o Sweet Moments Photography (www.rachelviannafotografia.wordpress.com). Estou aqui a convite da Debora – que tive o prazer de conhecer (apenas virtualmente, ainda) e é uma fofa, amiga e companheira – para contar um pouco sobre a história do meu cabelo natural.

 POR QUE VOCÊ TOMOU A DECISÃO DE VOLTAR A SER 100% NATURAL?

Usei química no cabelo por aproximadamente 23 anos. É, comecei bem cedo. Usei quase tudo, exceto henê. No início foi o pente quente, alguém aqui lembra? E dá-lhe vaselina com pente quente. De vez em quando queimava a testa, a nuca e as orelhas. Usei pasta, permanente, amaciamento, relaxamento, progressiva. Eu nunca tinha pensado em parar de usar química, aliás, isso na minha cabeça era algo impossível de acontecer. Imagina assumir um cabelo “duro”?

Teve uma época em gostei muito do meu cabelo com química e recebia muito elogios por ele, mas de repente passei a não me acertar mais. Ficava feliz por 15 dias e depois começava uma guerra. Me achava sem graça, com a mesma cara todos os dias. Uma amiga, a Babi do Blacks Bárbaros (www.barbarosblacks.wordpress.com) começou a colocar na minha cabeça que eu tinha que assumir meu cabelo crespo, pois precisava me encontrar. E ela estava certa.

Em outubro de 2012 fiz o relaxamento pela última vez. A princípio por estar em uma fase de mudança profissional e precisar poupar dinheiro (tava durango kid!). Depois descobri que assumir meu cabelo era a necessidade de me conhecer realmente, e como isso aconteceria se eu sequer conhecia meu cabelo de verdade?

No início somente a Bárbara sabia da minha intenção. Preferi não contar a ninguém para evitar comentários e desistímulos. Depois de uns meses minha mãe começou a perguntar quando eu faria meu cabelo novamente e respondi que não faria mais. Em um primeiro momento foi difícil para ela e meus irmãos entenderem e aceitar minha decisão, mas depois de uns dias só recebi apoio. Hoje em dia todos gostam do meu cabelo, até minhas sobrinhas adolescentes pedem para eu não usar mais nada.

 COMO VOCÊ DESCREVE A TEXTURA DO SEU CABELO?

Meu cabelo é misto 4b com 4c. Tenho uma faixa de cabelo, bem no alto da cabeça (no cucuruto) que é um 4c bem ressecado. Isso se deve a um corte químico brabo que tive uns anos atrás. Tive que ir a um dermatologista e tomar remédios para o crescimento do cabelo.

Já naquela época a médica me alertou que eu não poderia usar nenhuma química, pois meu couro cabeludo era muito sensível e eu alérgica demais. Isso foi em 2004. Enfim, essa parte do meu cabelo difere de todo o resto, pois é bem ressecada e crespa. No geral a parte da frente do meu cabelo é mais enroladinha e dos lados e no meio menos definida.

DESCREVA SEU REGIME AO LONGO DO MÊS.

Eu tento seguir o cronogramar capilar e umectar o máximo que posso, mas como passei por uns problemas pessoais, ficou difícil seguir esse regime certinho. Procuro hidratar o máximo que posso. Atualmente ando apostando nas hidronutrições, pois estou com pouco tempo para cuidar do cabelo.

Eu costumo usar creme de pentear apenas nos dias em que hidrato o cabelo, com exceção de quando fico muito tempo sem hidratar, daí uso um creme com água em um borrifador. Eu prefiro cremes de consistência média, pois meu cabelo tende a ficar oleoso. Estou sempre trocando de marca, já que não encontrei ainda um favorito. Atualemte estou usando o creme de pentear de argan da marca Kanechom, o Palmolive Naturals Kids, Yamasterol e o Kolene, além do Relaxante Natural da Capicilin, que é tipo um gel. O Palmolive e o Yamasterol são excelentes para usar com o Relaxante Natural, pois são bem levinhos.

Dos cremes de hidratação gosto do kanechom Mix de Frutas para hidratar, o Dream Cream da Lola e o Argan da VitaDerm para nutrição e o Repair Complex da Amávia para uma reconstrução levinha (geralmente aplico após o uso da queratina líquida da Niely).

 DESCREVA SEU PENTEADO FAVORITO PARA OS DIAS QUE VOCÊ NÃO TEM MUITO TEMPO.

Tenho dois penteados que me socorrem na hora da pressa e nos dias que o cabelo não está lá essas coisas: o afropuff e prender as laterais com grampo, formando um semi-moicano.

COMO VOCÊ COMBATE A QUEDA DE CABELO?

Logo no início da transição, percebi que estava com algumas falhas na frente do cabeça, bem nas entradas. Nesse momento tomei vitaminas para fortalecer o sistema imunológico (pois havia ficado várias vezes doentes no ano passado e esse ano) e estimular o crescimento e fortalecimento dos fios. Em conjunto com as vitaminas voltei a usar o tônico de alho da marca Gota Dourada e o óleo de rícino no couro cabeludo.

Atualmente utilizo o óleo de rícino e outros óleos durante a umectação e uso também óleo de alho que eu mesma preparo (tem receita no meu blog).

QUAIS SÃO AS ÁREAS MAIS PROBLEMÁTICAS DO SEU CABELO QUE EXIGEM MAIS CUIDADOS E ATENÇÃO?

Como eu disse, tenho uma faixa de cabelo bem complicada. Ela é muito ressecada, por isso sempre capricho na hora de enluvar e aplicar os cremes e óleos. Apesar de adorar umectação e o cabelo crespo precisar muito, tenho que tomar cuidado, pois o meu tende à oleosidade. Quando isso acontece, lavo com xampu e diminuo a quantidade de produtos usados.

QUAIS SÃO AS DUAS MELHORES COISAS PARA O SEU TIPO DE CABELO?

Amo o Dream Cream da Lola! Deixa meu cabelo muito macio e definido. Outra paixão são os óleos. Nunca achei que fosse gostar tanto, mas hoje sei que é imprescindível.

QUAIS SÃO AS DUAS PIORES COISAS PARA O SEU TIPO DE CABELO?

Cremes pouco emolientes ou muito pesados não dão muito certo no meu cabelo. Outra coisa que não deu muito certo foi o mix de manteigas, acho que fiz algo errado, pois meu cabelo se dá muito bem com manteiga vegetal. Mas tudo é experimentação, tentativas, erros e acertos.

TEM ALGUM BLOG/PÁGINA ONDE PODEMOS ACHAR VOCÊ?

Vocês podem me achar no blog Cotidiano (www.minhavidacotidiana.wordpress.com), onde falo sobre mim, meu cabelo, maquiagem e sobre a vida. Tem também meu blog de fotografia, o Sweet Moments (www.rachelviannafotografia.wordpress.com).

Etiquetado , , ,

5 pensamentos sobre “REFERÊNCIA DE ESTILO 4B/4C: RACHEL VIANNA

  1. escrevendoestilo disse:

    Lindissima! acho lindo cabelo assim, com cachos naturais! 🙂

  2. Rachel Vianna disse:

    Debora, comi mosca. Não tinha visto o post. Dezembro foi a maior correria para mim. Muito obrigada pela oportunidade de falar sobre essa decisão que foi tão difícil, mas ao mesmo tempo tem sido a melhor da minha vida. Amo meu cabelo crespo natural, nunca imaginei que pudesse me sentir tão bonita com ele.

    2014 pretendo cuidar melhor do meu blackinho.

    Bjs.

  3. […] aqui que eu mostro toda minha beleza e sabedoria! :D. Brinks. Mas passem […]

Comente!

Negra e Crespa

Sobre autoestima negra feminina

Motivos não me faltam

Emagrecendo sozinha , beleza, cotidiano e mais um pouco !

Luciene Batalha

Cabeleira cabeluda e descabelada

