REFERÊNCIA DE ESTILO MULTITEXTURIZADO: AIUNA MOTA

SE APRESENTE

Meu nome é Aiuna, tenho 18 anos e moro em Jundiaí/SP, juntamente com meus pais. Sou pré-vestibulanda de medicina veterinária.

 

POR QUE VOCÊ TOMOU A DECISÃO DE VOLTAR A SER 100% NATURAL?

Quando eu era criança, meu cabelo embaraçava muito, dificultando minha mãe de cuidá-lo e ajeitá-lo. Por conta disso, ela decidiu me levar ao cabelereiro para fazer um relaxamento, quando eu tinha 6 anos, com aquele famoso Toin! Floft, indicado para crianças de cabelos crespos. Como toda química, nas primeiras vezes sempre ficava lindo, mas com o passar do tempo ele ia ficando muito fraco e quebradiço. Minha mãe achava que o problema era o cabeleireiro, então ela me levava em outro, passando outro produto, mas sempre a base de guanidina. Quando eu estava na pré-adolescência , meu sonho era ter cabelo liso, desejando muito fazer progressiva, mas não cheguei a fazer (graças a Deus!). Ou então, queria que meu cabelo fosse todo cacheado, “de verdade” (por conta da química, ele não era nem liso, nem cacheado). Eu achava horrível cabelo crespo, e odiava quando minhas “molinhas” começavam a aparecer, por dar uma diferença muito grande de textura, mas ao mesmo tempo achava-as “fofinhas”. Certa vez, depois de ter feito um relaxamento, meu cabelo começou a quebrar demais. Eu tratava, fazia hidratação, e ela não parava de quebrar. Até que eu e minha mãe decidimos que eu não faria mais relaxamento, e que eu ficaria um bom tempo sem passar química nenhuma, até ele crescer e se recuperar, para que depois eu fizesse um permanente afro. Utilizei tranças por uns 8 meses, para ele poder ganhar mais cumprimento. Tirei-as e fiz o permanente. Mais uma vez, nas primeiras vezes ficou maravilhoso. Porém, ao longo do tempo, ele foi alisando, e eu não estava gostando nem um pouco disso. Foi então que conheci meu atual namorado, Leonardo, o qual possui um black muito lindo. Começamos a namorar e, por influência dele, decidi assumir meu cabelo natural. Comecei a ver fotos e vídeos para poder me inspirar e ter mais coragem. Ao longo do tempo fui fazendo vários cortes para me livrar logo da química, até eu, finalmente, ficar totalmente sem ela. Hoje em dia sou muito feliz com o cabelo que tenho, o qual me proporciona uma auto estima inexplicável. Sinceramente, voltar ao cabelo natural foi a melhor decisão que eu já tomei!

 

COMO VOCÊ DESCREVE A TEXTURA DO SEU CABELO?

Na nuca e nas laterais da minha cabeça, meu cabelo é um tipo 3c. No parte do meio ele é um 4 a com 4b, e na parte da frente ele é do tipo 4A.

 

DESCREVA SEU REGIME AO LONGO DO MÊS

Lavo meu cabelo a cada dois, três dias. Nos days afters eu molho, passo um pouco de creme para pentear (Seda para cabelos crespos sem química e o Afro Hair) e solto o cabelo com pente garfo. E, quando a preguiça não aparece (rs), faço hidratação ou umectação.

 

DESCREVA SEU PENTEADO FAVORITO PARA OS DIAS QUE VOCÊ NÃO TEM MUITO TEMPO.

Nos dias em que estou sem tempo ou quando meu cabelo não está muito definido, faço um afro puff com cadarço. É simples, rápido, prático, e fica lindo!

 

COMO VOCÊ COMBATE A QUEDA DE CABELO?

Felizmente, não sofro com esse problema. Mas procuro sempre estar usando tônicos capilares e abusando de hidratações para evitar uma futura queda.

 

QUAIS SÃO AS ÁREAS MAIS PROBLEMÁTICAS DO SEU CABELO QUE EXIGEM MAIS CUIDADOS E ATENÇÃO?

Tenho alguns nós na pontas, e meu cabelo, como um todo, resseca demais.

 

QUAIS SÃO AS DUAS MELHORES COISAS PARA O SEU TIPO DE CABELO?

Hidratação com amido e azeite, e o creme para pentear da Seda, para cabelos crespos sem química.

 

QUAIS SÃO AS DUAS PIORES COISAS PARA O SEU TIPO DE CABELO?

Ficar muito tempo sem hidratar e alguns cremes que meu cabelo não se adapta.

 

TEM ALGUM BLOG/PÁGINA ONDE PODEMOS ACHAR VOCÊ?

https://www.facebook.com/aiunap

Etiquetado , , , , ,

Comente!

Negra e Crespa

Sobre autoestima negra feminina

Motivos não me faltam

Emagrecendo sozinha , beleza, cotidiano e mais um pouco !

Luciene Batalha

Cabeleira cabeluda e descabelada

