REFERÊNCIA DE ESTILO 4B/C – CARLA (CARLOTA JOAQUINA)

SE APRESENTE!
Olá, meu nome é Carla, mas gosto de ser chamada pelo meu apelido, Carlota Joaquina. Sou Santista, mas moro e trabalho no Rio de Janeiro. Tenho 37 anos e moro sozinha.
POR QUE VOCÊ TOMOU A DECISÃO DE VOLTAR A SER 100% NATURAL?
Não costumo fazer uso de químicas. Não gosto da aparência artificial do cabelo alisado ou com químicas. Na infância e adolescência foi muito difícil essa minha relação com o cabelo, em virtude do preconceito, dos apelidos, etc… Já pensei, sim, em alisar, mas quando pensava no trabalho para manter….desistia; além do que ficaria muito artificial…
Com o decorrer dos anos…a maturidade chega….e a gente aprende a lidar com o nosso corpo, nossa aparência….Realmente, gosto muito do meu cabelo, pois faz parte da minha essência, do que sou….não uso o meu cabelo natural por modinhas, ou por defender uma etnia, um movimento ou coisas do tipo (obs. sou totalmente a favor dos movimentos). Uso ele natural por que ele é assim, é o meu cabelo. Quem eu seria sem esse cabelo? Nos dias atuais, assumir o cabelo crespo virou sinônimo de coragem, resistência, ou até mesmo rebeldia…
COMO VOCÊ DESCREVE A TEXTURA DO SEU CABELO?
Meu cabelo é tipo 4c, fios muito finos, cachos bem pequeninos que se desfazem facilmente. A parte de trás me parece 4b ou algo parecido, pois tem muito mais cachinhos e bem mais definidos do que na parte da frente.
DESCREVA SEU REGIME AO LONGO DO MÊS.
Eu gosto muito de lavar os cabelos diariamente, mas, sinto que quando o faço, meus cabelos ficam muito ressecados; então, na medida do possível, lavo 3x por semana, e só 1 vez com xampu anti-resíduo. Sobre hidratar, só faço quando estou inspirada, pois não tenho muita paciência com esses procedimentos….
DESCREVA SEU PENTEADO FAVORITO PARA OS DIAS QUE VOCÊ NÃO TEM MUITO TEMPO.
Meu penteado preferido, pela praticidade e por achar que combina mais comigo é o afropuff. Eu gostava de usar diversos adereços, mas acho que com a idade avançando, estou ficando menos ousada.
COMO VOCÊ COMBATE A QUEDA DE CABELO?
Para queda de cabelo, gosto de usar os tônicos capilares (capicillin). Como gosto de trançar os cabelos de vez em quando, aprendi a usar o tônico como forma alternativa auxiliar na limpeza do couro cabeludo, conseqüentemente, quando uso meus cabelos crescem muito mais e caem muito menos.. Tento usá-lo ao menos 1 vez ao mês.
QUAIS SÃO AS ÁREAS MAIS PROBLEMÁTICAS DO SEU CABELO QUE EXIGEM MAIS CUIDADOS E ATENÇÃO?
O maior problema do meu cabelo é o ressecamento, principalmente na parte da frente.
QUAIS SÃO AS DUAS MELHORES COISAS PARA O SEU TIPO DE CABELO?
Meu cabelo ama: óleo de côco e os ativadores de cacho/umidificadores Salon/Niely.
QUAIS SÃO AS DUAS PIORES COISAS PARA O SEU TIPO DE CABELO?
Já tentei, por curiosidade usar o método óleo/gel, mas, definitivamente meu cabelo não gosta.
E, curiosamente, todos os produtos da Seda me causam muita coceira e caspa, portanto, não os usos nunca.

Considerações finais:

Queria muito dizer que a minha relação de AFETO com o meu cabelo tem muito a ver com a relação de afeto que havia com a minha mãe (já falecida). Minhas raras lembranças dela são, justamente  momentos em que ela me sentava no chão (em qualquer lugar) entre as suas pernas… e penteava, trançava, acariciava os meus cabelos…sempre ao som de alguma musica que ela cantarolava distraída….Acho que esse era o seu jeito de me acarinhar…e sinto muita falta disso. 
Etiquetado , , , , ,

Comente!

Negra e Crespa

Sobre autoestima negra feminina

Motivos não me faltam

Emagrecendo sozinha , beleza, cotidiano e mais um pouco !

Luciene Batalha

Cabeleira cabeluda e descabelada

