REFERÊNCIA DE ESTILO 4C – MARTA SANTANA

SE APRESENTE!

Bom sou Marta Santana de Oliveira, tenho 26 anos sou de São Paulo moro com minha mãe, meu irmão a cunhada e os meus dois sobrinhos lindos. Sou supervisora de Relacionamento em um outlet online voltado para moda e mundo fashion.

POR QUE VOCÊ TOMOU A DECISÃO DE VOLTAR A SER 100% NATURAL?

Uma longa história vou tentar resumir…

Minha infância, minha mãe sempre fazia tranças no meu cabelo ou o puff. Nunca tive muita paciência em arrumar o cabelo por ser muito difícil! Aos 16 anos, resolvi colocar Canecalon. Graças a Deus sempre tive boas cabelereiras que indicavam cabelos muito bons e com aparência bem natural, usei Canecalon por 3 anos. Foi dai que decidi não colocar mais aplique… Parti pra química, fiz relaxamento a base de sódio e depois de alguns meses fiz progressiva. Nos 4 primeiros meses o resultado estava perfeito, porque não deixou liso, ficou fácil de arrumar a manteve os pequenos cachos que existia. Fiquei dois anos somente com o meu cabelo e a base de relaxamento e progressiva… Mas depois começou a quebrar e ficou muito ressecado. Foi quando decidi colocar novamente um aplique, pois não tive coragem de passar pela transição ao natural…Coloquei um aplique cacheado lindo, dois anos usando aplique fazendo manutenção e nesta fase já cuidando do meu cabelo com hidratações e cremes pra crescer forte e saudável. Em Outubro de 2014 o meu cabelo já estava grande e não compensava mais usar o aplique pela mão de obra e porque ficaria muito mais caro. Tirei o aplique fiquei com o meu, no começo meio perdida sobre como arrumar pra ficar legal, mas me adaptando. Por motivos de saúde passei por uma cirurgia em Dez/2014 e devido os efeitos da anestesia geral e uso continuo de antibióticos por 30 dias, tive uma nova queda de cabelo, fiquei por 4 meses tomando coragem pra cortar porque sabia que não poderia usar o aplique, pois os fios estavam fracos demais para suportar. Alternava entre turbantes e penteados mais básicos. Hoje estou 100%natural, ainda fazendo acompanhamento médico e seguindo as orientações devidas. Minha mãe sempre me apoiou e minha amiga Nick também com dicas, fotos e histórias de pessoas que também passaram pela transição. O apoio é necessário, pode ser uma coisa simples, porque muita gente fala: Relaxa que o cabelo cresce novamente! Mas só passando pela situação pra ter noção. Não me arrependo de ter cortado, pois ver os fios caírem diariamente estava bem mais difícil. Hoje meu mini black vem crescendo saudável e a cada dia se fortalecendo.

COMO VOCÊ DESCREVE A TEXTURA DO SEU CABELO?

Meu cabelo é um 4C, na parte de trás chega ser um 3C. Na frente, nas laterais e no meio é 4C.

DESCREVA SEU REGIME AO LONGO DO MÊS.

Neste momento faço uso de hidratações caseiras, Hidratação de maisena, Hidratação de maionese com azeite, hidratação de Ovo. Utilizo a manhã do meu sábado para dedicação total ao cabelo, na semana a rotina é mais tranquila e cremes por enquanto somente os de manipulação receitados pela médica. Junto a isto tomo uma vitamina também de manipulação pra fortalecer e estimular o crescimento.

DESCREVA SEU PENTEADO FAVORITO PARA OS DIAS QUE VOCÊ NÃO TEM MUITO TEMPO.

No momento não faço nenhum penteado, por estar curto, deixo ele sempre soltinho, até prefiro. 

COMO VOCÊ COMBATE A QUEDA DE CABELO?

A hidratação é necessária, mas junto a isto procuro comer alimentos que possuem ferro como brócolis, couve, rucúla, Ajudam bastante!!!

QUAIS SÃO AS ÁREAS MAIS PROBLEMÁTICAS DO SEU CABELO QUE EXIGEM MAIS CUIDADOS E ATENÇÃO? 

O meio é mais ressecado, então dou mais atenção para esta área.

QUAIS SÃO AS DUAS MELHORES COISAS PARA O SEU TIPO DE CABELO?

Azeite e Bepantol Liquido. Hidratações de Maionese meu cabelo amaaaa muito.

QUAIS SÃO AS DUAS PIORES COISAS PARA O SEU TIPO DE CABELO?

Secador nem em sonho e azeite barato também não dá! Frio também não é legal…

 TEM ALGUM BLOG/PÁGINA ONDE PODEMOS ACHAR VOCÊ?

Instagram: @neperola

Facebook: negra.nega@yahoo.com.br

Etiquetado , ,

Um pensamento sobre “REFERÊNCIA DE ESTILO 4C – MARTA SANTANA

  1. […] vimos um post muito legal no blog Debora Ninja e, por isso, decidimos compartilhar por aqui. O blog fala sobre cultura afro, em geral, e tem uma […]

Comente!

Negra e Crespa

Sobre autoestima negra feminina

Motivos não me faltam

Emagrecendo sozinha , beleza, cotidiano e mais um pouco !

Luciene Batalha

Cabeleira cabeluda e descabelada

