MALCOLM X – O FILME

Oi gente, tudo bem?

Nesse feriado eu aproveitei pra fazer algumas coisas, dentre essas coisas estava assistir o filme do Malcolm que eu tinha comprado fim de semana passado.

Eu já estou lendo o livro, então estava mega ansiosa pra ver o filme. É diferente poder visualizar algumas coisas, mas o ruim de já ter lido ou estar lendo o livro é que você se frustra com muitas coisas que faltam no filme ou que eles “modificam”.

Eu sou muito fã do Malcolm, apesar de não ser extremista como ele, mas concordo com muitas coisas que ele pregava e que se perpetuaram até hoje.

Acho que aqui no Brasil ninguém dá muito valor pela luta e sofrimento dos nossos antepassados, coisa que lá fora é de lei, tipo…se você não dá valor você é visto com maus olhos.

Malcolm foi um grande líder e infelizmente sua vida foi tirada covardemente, pois ele estava tendo visibilidade, e muitos estavam com inveja disso, fora que ele não tinha papas na língua.

Ele era inteligente e sabia falar muito bem. Convencia as pessoas do que ele estava falando…ele era fantástico.

Uma das minhas citações favoritas faz parte de um dos seus discursos mais conhecidos intitulado “Por qualquer meio necessário”:

Quem te ensinou a odiar a textura do seu cabelo? Quem te ensinou a odiar a cor da sua pele a tal ponto que você alveja para ficar mais branco. Quem te ensinou a odiar a forma do seu nariz e lábios? Quem te ensinou a odiar você mesmo da cabeça aos pés? Quem te ensinou a odiar os seus iguais? Quem te ensinou a odiar a sua raça tanto que vocês não querem estar perto uns dos outros? É bom você começar a se perguntar quem te ensinou a odiar o que Deus te deu.”

Sinopse 

Biografia do famoso líder afro-americano (Denzel Washington) que teve o pai, um pastor, assassinado pela Klu Klux Klan e sua mãe internada por insanidade. Ele foi um malandro de rua e enquanto esteve preso descobriu o islamismo. Malcolm faz sua conversão religiosa como um discípulo messiânico de Elijah Mohammed (Al Freeman Jr.). Ele se torna um fervoroso orador do movimento e se casa com Betty Shabazz (Angela Bassett). Malcolm X ora uma doutrina de ódio contra o homem branco até que, anos mais tarde, quando fez uma peregrinação à Meca abranda suas convicções. Foi nesta época que se converteu ao original islamismo e se tornou um “Sunni Muslim”, mudando o nome para El-Hajj Malik Al-Shabazz, mas o esforço de quebrar o rígido dogma da Nação Islã teve trágicos resultados.

Eu confesso que me decepcionei com algumas coisas modificadas no filme e algumas coisas que não apareceram…mas é assim mesmo, eles fazem isso.

Um dos meus atores negros favoritos como principal, poderia ser melhor? A Atuação do Denzel está impecável, até o último segundo do filme.

Mas eu não vou ficar falando muito, vou deixar vocês assistirem 😉

Beijos!

Etiquetado , , , ,

Comente!

Negra e Crespa

Sobre autoestima negra feminina

Motivos não me faltam

Emagrecendo sozinha , beleza, cotidiano e mais um pouco !

Luciene Batalha

Cabeleira cabeluda e descabelada

